terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dor Lombar Crônica


Conceito

Dor lombar é uma queixa muito comum, chamada também de lombalgia é uma dor que ocorre na parte inferior da coluna vertebral (coluna lombar). Cerca de três em cada quatro adultos vão ter dor nas costas durante sua vida esses números podem subir, devido o aumento do número de idosos.
Uma grande parcela da população nos dias de hoje, convive com dor lombar, resultado de má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos entre outros fatores associados incluindo, a execução errada de exercícios.

Sintomas

A dor lombar pode ser aguda ou crônica. A dor aguda dura de quatro a seis semanas, mas a dor crônica pode durar toda uma vida.
O paciente refere que sua coluna está travada, ele tem limitação na flexão anterior da coluna, dor e limitações nos primeiros movimentos da manhã.

Causas

Sedentarismo, idade, herança genética, postura no trabalho, levantar pesos inclinando a coluna para frente.

Diagnóstico

O histórico do problema das dores na coluna do paciente poderá contribuir bastante para o seu diagnóstico, como também um exame físico detalhado da postura,amplitude de movimento,espasmo muscular,dor e força muscular.

FONTE: INSTITUTO COLUNA VERTEBRAL


TRATAMENTO

O tratamento da Dor Lombar Crônica é direcionado primordialmente a redução dos quadros de dores. O foco principal do tratamento é o fortalecimento muscular do grupo de músculos que produz o equilíbrio da estrutura lombar. Os exercícios tem como finalidade melhorar o tono e diminuir a sobrecarga na região, desenvolvendo o equilíbrio.