sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fisioterapeutas são proibidos de oferecer drenagem linfática em site de compras coletivas


Orientação é que o paciente passe primeiro por avaliação de especialista

Do R7


O Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) proibiu esses profissionais de oferecer seus serviços por meio de sites de compra coletiva, que dão desconto para os internautas. Com isso, esses profissionais estão proibidos de oferecer ofertas de a drenagem linfática, radiofrequência e a aplicação de Manthus (técnica que elimina gordura e celulite).

O profissional que desrespeitar a norma, que foi publicada no Diário Oficial da União, vai de advertência até a suspensão do exercício profissional. Em nota, o conselho diz que ainda “não foi registrado nenhuma morte ou problema de saúde grave devido à venda indiscriminada dos serviços”.

– No entanto, a ideia é fazer um trabalho preventivo.

O presidente do Coffito, Roberto Cepeda, diz que a oferta desses serviços sem que seja feita uma avaliação profissional antes pode causar risco à saúde das pessoas.

– É uma questão de saúde. O profissional deve fazer primeiro uma avaliação e, só depois, indicar o tratamento mais adequado.

Em fevereiro, o R7 mostrou que os médicos são proibidos pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) de oferecer esses serviços. A prática se encaixa como comercialização da medicina e fere o código de ética médica.

Isso não exclui a possibilidade de anúncios de clínicas médicas, mas em nenhum deles pode constar o nome do médico, nem preços, na divulgação de promoções relacionadas a cupons e cartões de desconto.


FONTE: PORTAL R7


Oferta de tratamentos fisioterapêuticos em sites de compra coletiva é proibida

Decisão visa proteger a saúde do consumidor, que, muitas vezes, comprava procedimentos sem prévia consulta e diagnóstico correto

O Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) publicou nesta quarta-feira (24) no Diário Oficial da União a resolução nº 394, que proíbe a oferta de serviços fisioterapêuticos e terapêuticos ocupacionais por meio de sites de compras coletivas.Segundo a conselheira do Coffito, Perla Teles, a proibição é uma forma de proteger a saúde do consumidor, que muitas vezes comprava procedimentos sem prévia consulta e diagnóstico correto. “Os procedimentos que estavam sendo oferecidos nos sites de compra coletivas precisam de consulta prévia para diagnosticar a real necessidade do paciente”, explica Perla.De acordo com Perla, um procedimento “mal feito” pode prejudicar a saúde da população.Mesmo procedimentos como drenagem linfática precisam de prévia avaliação, já que, segundo ela, nestes tratamentos são usados equipamentos que possuem restrições e não são todos os pacientes que podem utilizar.Segundo a resolução, o descumprimento da medida será tratado com penalidades disciplinares previstas pela lei 6.316/75. Defesa do consumidor A Proteste - Associação de Consumidores apoia a decisão do conselho. Segundo a supervisora institucional da Proteste, Polyanna Carlos Silva, a proibição é uma forma mais eficiente de fiscalização. “A proibição é importante para evitar a massificação desses tratamentos”, afirma Polyanna.A Proteste recentemente fez um trabalho de conscientização dos consumidores, para que escolham com cautela os procedimentos oferecidos nos sites de compras coletivas. Polyanna informou que a instituição tem recebido reclamações dos consumidores com relação ao descumprimento das ofertas oferecidas, como, por exemplo, a dificuldade de agendar as sessões, mas não receberam reclamações com relação à qualidade dos serviços prestados.O site de compras coletivas "Imperdível", por meio de sua assessoria de imprensa, disse que não opinaria sobre o assunto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário